WHEY PROTEIN NA SAÚDE E PARA OS CABELOS

Imagem relacionada
Minha colaboração no desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais para algumas empresas tem me feito estudar temas que são absolutamente interessantes. Recentemente, por conta de um trabalho para a Tricho-Res, comecei a estudar sobre os benefícios das proteínas tipo Whey Protein, muito utilizadas por pessoas que querem ter sua performance ou massa muscular melhorada mediante atividade física. 
Li vários artigos que foram absolutamente controversos sobre o assunto, mas a tendência de uma boa parte deles era a de que há muita coisa boa por de trás desse tipo de produtos. 
Recentemente chegou à minha clínica uma publicação da Essentia Pharma que fala muito sobre esses produtos. Um compilado muito bem feito de 60 publicações científicas. 
A matéria começa com um pequeno box dizendo: 

- A Ciência mostra que as funcionalidades do whey protein vão muito além do ganho de massa muscular e dos benefícios estéticos. 
- Pesquisas o destacam como precursor da glutationa, a mãe de todos os antioxidantes, importante na desintoxicação do organismo e na modulação do sistema imunológico.
- As indicações do whey protein se multiplicam e ele surge como complemento para vários tratamentos, dentre os quais: controle da hipertensão arterial, controle da diabetes, auxiliar em dietas, adjuvante no tratamento do câncer, imunidade, sarcopenia, doenças hepáticas e cardíacas. 
(Fonte: Revista Essentia, 14a. Edição - 2019 - página 9). 

Fica evidente que há inúmeras vantagens no uso do whey protein, em especial quando percebemos que o seu uso transcende aquele para o qual ele vem sendo utilizado desde sua origem, pelos atletas. 
Mais que isso, quando fiz meus estudos para a consultoria de desenvolvimento de um novo projeto para a Tricho-Res, trabalhei no sentido de compreender para que casos e em que situações o whey protein poderia beneficiar os cabelos. 
Pessoas que se alimentam de maneira inadequada, com baixa ingesta de proteínas, pessoas em programas de redução de peso, aqueles que passaram por cirurgias, os que estão com imunidade baixa, aqueles cujo estilo de vida não favorece hábitos saudáveis, pessoas com problemas digestivos, pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e aqueles com queixa de cabelos fracos, quebradiços e finos, podem colher benefícios capilares com o uso do whey protein. 
Somado a isso, vale posicionar os demais benefícios à saúde que este produto tem, como citado na referência ao conteúdo da matéria da Revista Essentia. 
Tenho percebido que, usado de forma adequada, na quantidade adequada, e bem orientado por um profissional qualificado, este tipo de produto pode promover grandes benefícios á saúde como um todo, incluindo a saúde capilar. 

Referências:
Haluch D. Nutrição no Fisiculturismo 2019.
Camacho y Tosti. Tricologia - Enfermedades del folículo pilosebaceo 2013. 
Krissansen GW. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 26, No. 6, 713S–723S (2007).
Hoppe C et al. European Journal of Clinical Nutrition (2009) 63, 1076–1083.
Woo SL et al. Am J Clin Nutr 2019;00:1–9.
Faria SL. Obes Surg (2011) 21:1798–1805.



SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook