PADRÃO DE CRESCIMENTO CAPILAR DO EFLÙVIO CRÔNICO - UM SINAL A SER OBSERVADO

O eflúvio telógeno crônico é um tipo de perda capilar decorrente de um fator causal que atua por tempo prolongado (meses a anos) e que interfere dia a dia na fase de crescimento dos cabelos. Duas características comuns ao eflúvio crônico são a rarefação dos cabelos na área das têmporas e, no caso de pessoas que usam cabelos longos, uma diminuição progressiva do volume capilar nas porções mais distais dos cabelos (mais próximo as pontas). Mulheres, em especial, mais acometidas pelo problema do que os homens e comumente com cabelos longos, relatam esse fato como uma perda de volume capilar no rabo de cavalo. 
Os eflúvios, sejam eles do tipo anágeno, telógeno agudo ou telógeno crônico, têm como característica a interrupção abrupta do crescimento dos cabelos independentemente da idade de cada fio em especial. A idade de cada fio de cabelo é muito própria, uma vez que cada folículo inicia sua fase de crescimento de forma independente dos demais folículos, no dia e hora que suas condições biológicas tornam esse evento favorável. Um cabelo que começou a crescer há 6 meses e que em condições normais deveria se manter em crescimento por até 3 a 4 anos, pode, pelos estímulos de interrupção de crescimento que são causas de eflúvios parar de crescer aos seis meses. Isso vale para cabelos com as mais variadas idades com semanas, meses e anos. 
Como o percentual desses cabelos que tem seu crescimento interrompido antes da hora é grande, não é incomum observarmos, em especial em cabelos de pacientes com eflúvio telógeno crônico, um sinal interessante, camadas de cabelos com idades variadas em maior proporção do que ocorre em condições normais, onde o eflúvio não está presente. 
Este sinal pode ser observado na foto deste texto e costuma melhorar na medida que a causa do eflúvio é tratada ou eliminada e o crescimento dos cabelos voltam a normalizar. 
Chamo a atenção para isso pois esse pode ser um possível sinal de identificação do eflúvio crônico e um critério para a evolução do quadro na medida que vai deixando de existir na medida que o quadro vai sendo solucionado. 
Para saber mais sobre eflúvio telógeno em especial causas e tratamentos clique nos links abaixo:
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook