4 CENTÍMETROS DE CRESCIMENTO CAPILAR POR MÊS? - O QUE HÁ POR TRÁS DESSA PROMESSA?

Tendo em vista o fato de minha caixa de mensagens nas redes sociais ficar cheia de perguntas sobre produtos milagrosos que prometem crescimento absurdo de cabelos em apenas um mês fiz uma pesquisa ampla para me atualizar sobre o assunto. Quem sabe eu estivesse defasado e, como a ciência muda constantemente, acabei por me ocupar em verificar dados na literatura especializada para expressar não apenas minha opinião aqui, mas a opinião de outros profissionais sérios e também grandes pesquisadores da área capilar. 
Para começar minhas pesquisas, fui atrás de periódicos de Medicina Forense pois entendo que eles são interessantes nessas buscas. Resultados de análises dos cabelos devem ser precisas para averiguar intoxicações, exposições a contaminantes ou consumo de drogas. Nenhum dos periódicos que eu pesquisei demonstra dados que comprovem crescimento capilar superior a 1,2 centímetros ao mês. 
Em 2015, um excelente estudo publicado na Skin Research por dois renomados pesquisadores, Van neste e Rushton, comprovam que pode haver diferença na taxa de crescimento dos cabelos entre homens e mulheres e entre pessoas com calvície e sem calvície. Seus estudos mostram que um homem sem calvície pode ter crescimento médio de fibra capilar próximo a 0,3mm ao dia o que, após 30 dias, refletirá em um crescimento total de aproximadamente 0,9cm quando o cabelo tiver mais do que 0,04mm de espessura. Quando a fibra capilar tem menos do que 0,04mm de espessura, a taxa de crescimento ao dia é menor do que 0,3mm e o cabelo, ao final de um mês terá menos do que os 0,9cm. Nas mulheres o crescimento tende a ser um pouco maior, mas sem ultrapassar 1,2cm ao mês. Ou seja, números muito longe dos 4cm ao mês prometido por alguns produtos. 
Estudo de 2015 de autoria de Van Neste e Rushton citado neste texto.
Bem, tendo em vista que os resultados apresentados acima, estudados por dois cientístas reconhecidos no meio acadêmico como grandes pesquisadores, tratam de condições fisiológicas de crescimento capilar, levando em conta que são poucos os estudos que falam de crescimento superior aos encontrados em condições fisiológicas promovido por qualquer tipo de medicação para tratamento capilar, incluindo as que causam hipertricose como o minoxidil em uso oral e tópico, e que ainda que isso pudesse acontecer em nenhuma condição o crescimento a ser 4x maior do que a taxa normal de crescimento ao mês de um cabelo, podemos concluir que um suplemento nutricional que propagandeia algo tão fora da curva pode estar usando de má fé para vender um resultado que não pode alcançar.
No último encontro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), o SEMIEST-SP, que ocorreu nos dias 3 e 4 de Setembro de 2018, tanto a Doutora Valeria Longo, da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora da Katleia, quanto o químico Adelino Nakano, Mestre pela UNICAMP e atual diretor da empresa Synrise, foram assertivos em dizer que essa condição de crescimento de 4cm por mês é apenas um apelo de marketing, sendo impossível de acontecer. 
Você que lê esse blog e recebeu em suas redes, em seu e-mail ou mesmo através do whatsapp anúncios de produtos que prometem crescimento capilar de 4cm por mês deve pensar seriamente se quer investir tempo e dinheiro em algo que não é comprovado científicamente e que, na verdade, é mais um modelo de propaganda de baixíssimo nível promovido por empresas que só querem seu dinheiro e não resultados reais. 
Em uma aula com Gil Giardelli (veja link para o curriculum deste profissional no final deste post) ouvi-o dizer que ética e honestidade são e devem ser ainda mais as bases de nossa sociedade e da vida moderna. Giardelli afirma que a internet permitirá que tudo o que é certo e o que não é certo fique às claras, exigindo de todos nós um comportamento mais rigoroso quanto aos princípios de honestidade. Em um mundo como este empresas que prometem milagres ou resultados que não podem comprovar não terão mais lugar no mercado. Ainda assim, acredito que caberá ao consumidor escolher se quer ser enganado ou não, uma vez que este tipo de marketing apela para aquilo que causa desconforto e insegurança em todos nós. Uma campanha com esse claim (4cm/mês) é algo que pode, inicialmente, promover esperança em quem deseja que seu cabelo cresça mais rápido, mas que após esse mês de experiência, matará não só a esperança de quem compra o produto como fará com que a vida da empresa e do próprio produto sejam curtas. 
Recentemente fui convidado para desenvolver uma linha de suplementos para saúde dos cabelos da Tricho-Res, uma empresa que nasceu de um projeto de consultoria para ajudar profissionais e clínicas de terapia capilar e tricologia a atingirem melhores resultados. Deste trabalho nasceu a Linha Folinutrix de suplementos nutricionais (#folinutrix) e mais recentemente o suplemento Capilarize (#capilarize). Meu propósito junto com a Tricho-Res sempre foi de trabalhar com produtos que fossem, antes de qualquer coisa, sinceros. São complementos de tratamentos de perda capilar além de ajudarem na melhora da saúde dos cabelos. Essa sinceridade da Tricho-Res é quem vai permitir que ela, como empresa, siga ganhando credibilidade e reputação. Eu não colaboraria com uma empresa que não tivesse como pauta esse tipo de proposta, a sinceridade (Instagram da Tricho-Res @trichores).
Por fim, segue abaixo uma foto do momento onde eu pergunto à Doutora Valéria Longo sobre crescimento cabelo de 4cm ao mês com suplemento nutricional. Momento que apenas quem esteve no SEMIEST-SP, no Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo testemunhou. 
Minhas considerações finais são, sinceridade acima de tudo, o mercado de produtos e procedimentos capilares precisa de gente séria. Do contrário, nunca será respeitado como esperamos que seja. 
Doutora Valeria Longo e eu no SEMIEST-SP em Setembro de 2018

Link para o Curriculum de Gil Giardelli: http://www.gilgiardelli.com.br/site/sobre/),

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook