PORQUE NÃO TENHO SUCESSO TRATANDO MEUS CABELOS? - A.K.A. COMO TRATAR OS CABELOS É CHATO!


Falo muito de disciplina no tratamento capilar. Pareço um chato. Para quem é do tempo do disco de vinil (meio que de volta à moda de uns 3 a 4 anos para cá), pareço vitrola quebrada. 
Mas quando vejo as redes sociais de alguns colegas que trabalham com metas para atingir resultados de exercícios físicos, não chego nem perto dos avisos sobre como é importante estar focado numa rotina cujo objetivo maior é atingir os resultados que se deseja.
Isso vale para os cabelos também. Não há melhora sem dedidicação, foco e esforço. Ou melhor, citando o título de uma música do Projota só precisamos de "Foco, força e fé". 
Tem gente que faz tratamento para queda capilar e que também cuida da saúde física. Vejo as redes sociais dessas pessoas e elas estão malhando 7 dias por semana, comendo dieta "X" ou "Y", cheios de posts com frases do tipo: "treino de hoje pago", "no pain no gain". NO entando, quando o assunto é tratar os cabelos, cadê o foco? cadê a força? E a fé, nem se fala... Totalmente descrentes. 
O que faz o comportamento das pessoas ser tão discrepantes em relação a seus objetivos? Sendo bem reducionista, aponto dois fatores. Fator 1, negar o fato de que têm de tratar um problema que não querem ter (a queda capilar). Fator 2, os resultados demoram para vir e não são tão visíveis quanto aqueles que se consegue com algumas semanas de treino e dieta. Poderia citar um terceiro fator, e este hoje em dia é MUITO importante: não poder postar nas redes sociais. As pessoas querem postar tudo, menos suas fraquezas. Vencer a preguiça e mostrar que segue um protocolo rigoroso de dieta e atividade física é legal. Mostrar que está com pouco cabelo e que isso incomoda e que está tratando e evoluindo com sucesso, ainda que seja um sucesso, é demonstrar uma fraqueza. Alguém já viu alguma mulher postando que vai começar um tratamento para calvície? Se sim, me apresenta. Trabalho na área há tempos e conheço tmulheres assim tanto quanto o número de dedos que tenho em uma de minhas mãos. 
Hoje tive a oportunidade de atender um paciente que está tratando comigo há 2 anos. Seu nome é Renan. O Renan nunca falhou em seu tratamento. Quando muito ficou uma ou duas semanas sem fazer uso dos medicamentos por conta de incompatibilidade da agenda dele com a minha. Mas no geral, é um paciente 100%. Nas últimas três consultas o Renan só percebe evolução positiva. No começo não percebia muito, agora vem em uma crescente importante. Um cara que tem determinação. Que dá orgulho para o médico. Demorou para ver os resultados, mas não desistiu. Fico feliz de poder ver que ele está sendo recompensado. 
Há muitos assim. dedicados, disciplinados, pacientes e focados. Querem evoluir, acreditam no tratamento, sabem que ter os cabelos de volta é um trabalho contínuo, gradativo, mas se feito de forma dedicada, podem colher sucesso. 
Aqueles que desistem no meio do caminho, que acham que podem relaxar, que decidem parar abruptamente e por conta própria, raramente chegam onde podem chegar. O que, de certa forma, é lamentável. Deixam de colher resultados consistentes.
Os que vacilam emocionalmente, que não entendem que há altos e baixos, que esperam resultados imediatos e milagrosos, estão fadados a não evoluir com sucesso. Colocam as fantasias, as expectativas acima do que é razoável para algo que, normalmente, é lento e gradativo, no caso, a recuperação capilar. 
Atendo muitos Renans. Homens e mulheres que, como ele, merecem minha admiração pela postura de lutar para recuperar seus cabelos sabendo que para se atingir uma meta é preciso dar um passo após o outro. E só dá um passo após o outro aquele que está disposto a andar. 

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook