4 ERROS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER COM SEUS CÍLIOS E SOBRANCELHAS

Olá, pessoal! Tudo bem? Estou um pouco sumida aqui do blog e os motivos são profissionais. Lhes conto. Vivo hoje uma dinâmica multitarefas, me dividindo entre a universidade (UNISC, em Santa Cruz do Sul), a clínica (Lakshmi – Saúde & Beleza), o doutorado (UFSM, em Santa Maria), os cursos livres, as aulas online ao vivo e as de pós graduação. Fora os congressos e cursos que eu frequento como ouvinte! Além disso, tenho família, amigos e um namorado! :D
Ausência justificada, vamos ao tema de hoje! Quatro erros que você não deve cometer com seus cílios e sobrancelhas para evitar que estes pelos que tanto apreciamos caiam ou tenham seu crescimento prejudicado.

1-      Coçar seus olhos/cílios ou suas sobrancelhas.
Já dizia um amigo meu, “a única maneira com a qual você deve coçar seus olhos é usando os cotovelos!” Experimente e você verá que não é possível! Olhos à parte, a fricção dos cílios causada pelo hábito de coçar os olhos pode fazer com que alguns pelinhos sejam arrancados antes do seu momento ideal. O mesmo vale para quem tem coceira próximo ou na própria sobrancelha, que é comum em quem tem pele oleosa, atopia ou dermatite seborreica.
2-      Arrancar excessivamente seus pelos da sobrancelha.
A tração dos pelos de forma recorrente (por uma questão estética ou no distúrbio chamado tricotilomania, o hábito de arrancar cabelos e/ou pelos) pode levar à alopecia, ou seja, os folículos podem não mais produzir pelos. Não há uma definição de quantos ciclos capilares um folículo é capaz de desenvolver, mas a alopecia nas sobrancelhas é frequente com o avançar da idade. Um pelo arrancado nas sobrancelhas leva cerca de 60 dias para reiniciar um ciclo de crescimento.
3-      Pigmentação dos cílios e sobrancelhas com produtos inadequados.
Nos salões de beleza a tintura usada para colorir os cabelos frequentemente é aplicada nas sobrancelhas, quando estas adquirem pelos brancos ou para aproximar o tom das mesmas ao do cabelo. O risco de irritação cutânea é enorme e a prática deve ser contra indicada. Há tinturas específicas para pigmentar cílios e sobrancelhas. Ah, isso vale para lápis, sombras ou creminhos... nada de usar lápis 6B, aquele de fazer desenho!!
4-      Não higienizar adequadamente cílios e sobrancelhas.
Usamos máscara de cílios para aumentar o volume e coloração das nossas pestanas praticamente diariamente, bem como sombra, lápis ou produtos cremosos para preenchimento das sobrancelhas. Estes produtos são ricos em pigmentos, silicones, óleos, ceras, conservantes, fragrância, etc.. dependendo da composição química de cada. Independente disso, a higienização inadequada pode favorecer o desenvolvimento microbiano (fungos e bactérias, especialmente) e favorecer o surgimento de um processo de dermatite (irritação da pele).
Eu quero sobrancelhas bem lindas e cheia de pelinhos naturais (bem delineados, claro) até ficar velhinha. E vocês?
Até a próxima!

Profa. Tatiele Katzer
Mestre em Ciências Farmacêuticas
Doutoranda em Nanotecnologia Farmacêutica
Pós-graduanda em Farmácia Estética 
Discente da International Association of Trichologists (AUS)
Docente do curso de Estética e Cosmética; Biomedicina da UNISC (RS)
Docente do CAECI - Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico (SP)
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook