VERÃO, O MELHOR MOMENTO PARA COMEÇAR UM TRATAMENTO DE CALVÍCIE

Estamos no Verão. Vem o sol e, se não é tomado cuidado, muitos começam a perceber uma dor no couro cabeludo que é frequente naqueles que já apresentam rarefação dos cabelos. Resultado da diminuição capilar que permite que o sol e suas radiações provoquem queimaduras na pele da região. Às vezes esse é o primeiro sinal de que a calvície está evoluindo, e a grande dica que dou é a de que a qualquer sinal de rarefação é fundamental procurar ajuda profissional para que o paciente não perca tempo em seus tratamentos.
O sol e suas radiações são também agentes de agravamento do quadro de queda capilar. Interferem na fase de crescimento dos cabelos, provocando a interrupção da mesma, e podem provocar aquelas quedas que comumente são queixas de pacientes quando o outono chega, lembrando que a maioria das quedas capilares se dá após 2 a 3 meses do motivo que a causa. Vide alguns textos deste blog que falam sobre eflúvio telógeno e que explica esse fenômeno da queda após 2 a 3 meses de um fator causal (clique nos títulos para saber mais):


Começar um tratamento capilar nesta época do ano, o verão, é fundamental para corrigir rapidamente o processo de rarefação já instaurado e prevenir a queda capilar por eflúvio que ocorre predominantemente no outono, fruto do estímulo das radiações solares. Ou seja, o tratamento é corretivo e preventivo. 
Em minha experiência clínica, tenho percebido que os pacientes que assim procedem, ou seja, iniciam um tratamento nesta época ou se mantém em tratamento disciplinado neste período do ano, costumam evoluir melhor do que aqueles que começam tratamentos em outros momentos do ano. É claro que essa é uma observação de minha parte e não uma regra rígida, afinal há pacientes disciplinados que começam tratamentos em qualquer período do ano. 
Mas a virada de ano, a chegada de um ano novo, vem com promessas e tentativas de desenvolver novos hábitos para a vida. São comuns mudanças alimentares, visitas a médicos, realização daqueles exames que estavam há meses esperando para serem feitos, descontinuação do hábito de fumar, início de práticas esportivas, entre tantas outras propostas para uma vida melhor e mais saudável. E, como já disse, observo que aqueles pacientes que iniciam o tratamento no começo do ano acabam por transformar cuidados em rotinas com mais facilidade, e, consequentemente, colhendo resultados mais consistentes na evolução do tratamento. 
Por isso acredito que o verão é um excelente momento para iniciar um tratamento para a calvície.


SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook