CÉLULAS DE GORDURA PODEM AJUDAR NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE

Li com muita alegria e satisfação nesta manhã o artigo sobre o estudo liderado pela Dr Valerie Horsley da Universidade de Yale com seus colaboradores. 
O estudo realizado em ratos e publicado na data de hoje no periódico Cell desvenda algumas questões importantes sobre a recuperação de folículos pilosos e controle do crescimento de pelos e cabelos.
Na pesquisa o grupo da Dra Horsley descobriu que algumas células adiposas (de gordura), da derme regeneram em paralelo com o iniciar de um novo ciclo de crescimento dos cabelos. 
Em virtude disso uma das conclusões foi que na medida que um novo ciclo de crescimento de cabelos em um determinado folículo células adiposas dérmicas imaturas tornam-se maduras colaborando com a regeneração folicular (como mostra a figura abaixo retirada do artigo). Além disso, estas células passam a produzir e expressar algumas substâncias conhecidas como fatores de crescimento derivados de plaquetas (PDGF) que acabam por favorecer as células tronco no bulge do folículo piloso (área do folículo que estoca células troncos), a iniciar um novo ciclo de crescimento capilar. 
A partir destas conclusões os pesquisadores acreditam que este entendimento pode acender novas luzes na terapêutica de problemas capilares, entre eles sobre a calvície que tanto afeta homens e mulheres.
Mais do que isto, creio que o artigo reforça uma conduta médica atual, a de que estamos acertando em  utilizar fatores de crescimento derivados de plaquetas em tratamentos de cabelos. Substâncias como a-FGF, b-FGF, VeGF e IGF estão disponíveis para a prescrição médica na forma de loções para uso no couro cabeludo. 
Falta à terapêutica com fatores de crescimento que praticamos atualmente a participação das células adiposas que foram reconhecidas como extremamente importantes pelo grupo da Dr Horsley, mas ainda assim,  o caminho é este.
Por fim, acredito que o estudo nos trás mais esperança e um novo entendimento sobre futuras formas de tratar a queda de cabelos e a calvície já que poderá ajudar na elaboração de novas drogas ou procedimentos para este fim.

Referências: 
Horsley V, et al. Adipocyte Lienage Cells Contribute to skin Stem Cell Niche to drive Hair Cycling. Cell. 2011;146(5):761-771.




SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook