TRICOLOGIA – A CIÊNCIA QUE PROMOVE A SAÚDE E A RECUPERAÇÃO DOS CABELOS



Muita gente não sabe o que é tricologia. Aparentemente, uma ciência nova para a grande maioria das pessoas, mas que tem o mesmo tempo de existência da história da humanidade. Quem sabe não com esse nome “tricologia”. É fato que os cabelos sempre mereceram cuidados especiais em todas as civilizações, logo, e em virtude disso, tricologia é a ciência que estuda os cabelos e a saúde do couro cabeludo. Também estuda os pelos, estruturas semelhantes aos cabelos, que não estão no couro cabeludo, mas dispersos nas mais variadas áreas do corpo.

Quando dizemos que a tricologia é uma ciência estamos na verdade deixando em aberto a forma de compreender a própria tricologia. Não se trata de uma especialidade médica, por exemplo, mas é estudada e aplicada na medicina. Hoje é comum vermos profissionais de várias áreas de atuação trabalhando com tricologia. Cada um dentro dos seus limites. A tricologia exige isso, que haja respeito entre as profissões que a praticam. Portanto, é incabível que um profissional não médico prescreva um medicamento, assim como não cabe ao médico realizar procedimentos de tricologia que não são de sua área de atuação, como por exemplo, desenvolver produtos cosméticos, algo que está vinculado às áreas químicas e à farmacologia.

No que diz respeito à atuação médica, cabe ao profissional que atua em tricologia médica, diagnosticar problemas capilares, em especial as perdas de cabelo e a calvície, além dos problemas do couro cabeludo. Cabe também ao médico solicitar exames, realizar exames, prescrever medicamentos, indicar e realizar procedimentos médicos para a prevenção e a melhora desses problemas, assim como procedimentos cirúrgicos (desde de que habilitado para esses procedimentos), que sejam de restauração capilar (o transplante de cabelos).

Ainda que eu pudesse falar horas sobre a tricologia, creio que com isso já temos uma base para entender a amplitude dessa ciência que cresce a cada dia, que se torna mais séria e menos empírica, ganhando assim mais credibilidade e respeito.

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook