RESPIRAÇÃO NO COMBATE À QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE


Imagem respiração - FONTE: Portal G1.com.br
Quando atendo pacientes a temática do estresse vem sempre à tona quando se fala de queda capilar. Seja porque o paciente por sí só já vincula sua queda de cabelo ao estresse, seja porque a consulta médica nos sugere que o estresse foi causa e está fazendo parte da manutenção ou agravamento de algum quadro capilar. 
O estudo de algumas formas de controle do estresse trazem sempre a relevância da respiração na melhora de estados de tensão e na homeostasia do corpo (melhora do equilíbrio biopsíquico). Métodos como a meditação, yoga, pilates, visualização passam pela tomada de consciência da respiração para a melhor execução de exercícios e redução de estados tensionais. 
Hoje já se tem provas suficientes que a tomada de consciência do processo respiratório pode reduzir a pressão arterial, melhorar sintomas digestivos, alérgicos, controla a liberação dos hormônios do estresse, reduz a secreção de adrenalina e até mesmo melhora o humor. Isso ocorre em virtude de uma redução da atividade do sistema nervoso autônomo simpático, responsável pelas nossas atividades biológicas quando estamos mais pilhados, estressados. 
Um dos argumentos de pacientes que tem uma vida muito agitada é a falta de tempo para atividade física, meditação ou mesmo técnicas de relaxamento. O controle respiratório é algo que se pode praticar em qualquer lugar. No escritório, em casa, ao dormir, ao acordar. Sem exigir uma dedicação de tempo que o paciente tenha impossibilidade de investir. Basta tomar consciência da respiração e pratica-la.
A Universidade de Missouri - Kansas City, tem uma página que explica os exercícios de respiração. O texto pode ser traduzido do inglês para o português por ferramenta do Google de tradução. Está no link: http://cas.umkc.edu/casww/brethexr.htm
O site Minha Vida tem uma matéria com vários especialistas orientando sete tipos de respiração para reduzir o estresse. Está no link: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16439-sete-tecnicas-de-respiracao-para-mandar-a-ansiedade-para-bem-longe
No site da Universidade do Texas, na página do grupo de Saúde Mental há uma área voltada para exercícios respiratórios que ajudam a relaxar e meditar. São modelos simples, mas que ajudam muito. Infelizmente está em inglês, mas para aqueles que entendem um pouco da língua é fácil de compreender. É só clicar no link: http://cmhc.utexas.edu/mindbodylab.html . Sugiro o exercício 3 Minute Breathing.
A Universidade de Sydney na Austrália, também oferece exercícios em MP3 para respiração. Também pequenos, podem ser baixados para o celular e praticados em qualquer lugar. Carro, metrô, ônibus ou intervalo de almoço. Também em um inglês compreensível para o ouvinte. No link: http://sydney.edu.au/current_students/counselling/get-help/guided-exercises/relaxation.shtml
É importante reparar, em especial aqueles que investiram tempo para ler este texto e também passear pelos links que o texto trás, que profissionais sérios e universidades dedicam estudos à respiração no controle do estresse e ansiedade.
É natural que a nossa vida é cheia de estresses e que a ansiedade é um mal dos tempos atuais. Porém, não devemos aceitar essas condições passivamente, com a ideia de que tudo isso é normal. Toleramos e nos adaptamos ao estresse e às cobranças do cotidiano, porém, é essencial sabermos que nosso corpo tem mecanismos para nos dizer que algo está errado em nossas vidas. Em grande parte das vezes esses mecanismos são alterações de humor, desconfortos físicos e doenças. A queda de cabelos está essencialmente vinculada à ansiedade e ao estresse. E já que não podemos viver em um mundo que não nos imponha essas condições, que pelo menos tenhamos uma válvula de escape para nos aliviarmos deles. Se não dá para praticar exercícios físicos ou qualquer outro método de controle do estresse e ansiedade, por que não aprendermos a controlar nossa respiração e nos beneficiarmos com os benefícios da consciência respiratória Simples, fácil, pode ser feito a todo instante e sem custo algum.
A saúde do corpo, da mente e dos cabelos agradece.

Referências:
Respiração, Angústia e Renascimento - José Angelo Gaiarsa
A Força Curativa da Respiração - Marietta Till
A Respiração como caminho da Cura - Rüdiger Dahlk e Andreas Neumann
Respiração Pura Alquimia - Manúcia Lima
Respirar Meditar Inspirar - Priscilla Warner


SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook