ANATOMIA DO FIO DE CABELO - CURIOSIDADE

POST PUBLICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 DE AGOSTO DE  2011.


Convido o leitor a prestar atenção na imagem dos lápis abaixo:


Reparem que o lápis é formado de três partes principais: Grafite (parte mais interna do lápis), madeira (que envolve o grafite e oferece espessura ao lápis), cobertura (que, por ser da mesma cor do grafite indica a cor que o lápis escreve - pelo menos nesta foto).
Agora observem a imagem abaixo que representa a anatomia do fio de cabelo:


Antente-se apenas à região mais central e em destaque da imagem formada por três estruturas: medula (região mais interna do fio - localizada na anatomia do fio na mesma posição em que o grafite se lozaliza no lápis), córtex (porção que envolve a medula e que permite espessura e rigidez ao fio de cabelo), cutícula (fina camada que envolve o córtex, tal qual o pigmento que envolve o lápis).
De uma forma geral a anatomia de um lápis copia a anatomia do fio de cabelo. Curiosidade que ajuda a explicar como é a estrutura dos fios de cabelos uma vez que podemos fazer uma analogia com o lápis. Todos nós sabemos e reconhecemos a estrutura de um lápis, mas apenas ao olhar no microscópio podemos entender a anatomia de um fio de cabelo.
Conhecer a estrutura do fio de cabelo ajuda muito no entendimento de como um cabelo se forma, como sofre quando exposto às variações de temperatura, clima e sob a ação de produtos químicos e de limpeza (shampoos), entre tantas outras questões que envolvem o bom conhecimento das fibras capilares. 
OBS: as demais camadas que envolvem o córtex localizadas na parte mais baixa d imagem do fio de cabelo correspondem a camadas do folículo piloso que se localizam abaixo da superfície da pele. 
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook