UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE


O USO DA PSICOSSOMÁTICA NOS TRATAMENTOS DE QUEDAS CAPILARES E CALVÍCIE
A abordagem psicossomática do atendimento médico em cabelos permite analisar e compreender melhor a origem dos problemas dos pacientes dentro dos âmbitos biopsicossociais.
É fato que os problemas de saúde podem surgir a partir de alterações do funcionamento biológico de nosso corpo (disfunções hormonais, infecções, genética et.), somado a isso, o ambiente em que nós vivemos e as escolhas que fazemos (alimentar, estilo de vida, hábitos e vícios), podem influenciar seriamente no surgimento e agravamento de doenças.
A ciência também afirma que questões psíquicas e emocionais possam estar envolvidas com o surgimento dos problemas de saúde, assim como podem ser consequência dos mesmos. Um exemplo muito comum se aplica naqueles pacientes que, em virtude de quedas capilares, acabam deprimindo, ficando extremamente ansiosos ou que mudam seus hábitos de vida em virtude da calvície ou da rarefação capilar. Deixar de frequentar lugares públicos, ter dificuldades de se relacionar social mente ou afetivamente, baixa autoestima e comportamentos neuróticos (ex: ficar se olhando no espelho recorrentemente para ver se a área calva está aparecendo, ficar muito tempo na frente do espelho arrumando os cabelos para cobrir a calvície, contar cabelos que caem diariamente para quantificar a queda) são exemplos de situações que acompanham os pacientes com queda capilar.
Para esses casos a abordagem da psicossomática, realizando uma avaliação psicoemocional dos pacientes, é de grande valia. Com a utilização de inventários de avaliação utilizados em pesquisas clínicas, a intervenção psicossomática é feita em paralelo com o tratamento médico convencional. Entre os benefícios dessa abordagem estão uma investigação mais ampla do quadro e elaboração de um conjunto de estratégias de tratamento para que o paciente possa buscar um maior equilíbrio e capacidade de enfrentamento frente aos seus problemas capilares ao mesmo tempo em que o tratamento convencional está sendo realizado.
Atendimento em consultório: 11-3864-3967 / 11-99495-4159
Saiba mais em: www.ademirjr.com.br
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook