UMA SEMANA IMPORTANTE PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE TRICOLOGIA - CONCLUSÃO E ABERTURA DE TURMAS DE PÓS GRADUAÇÃO

Desde sábado tenho vivido experiências incríveis. A grande maioria delas dividida com meu amigo professor Celso Martins Júnior, um parceiro de tantos projetos profissionais com quem tenho a Tricologia como interesse comum. 
Estando à frente do trabalho de expansão da Academia Brasileira de Tricologia, a ABT, e com o propósito de fortalecer esta ciência no Brasil e na América Latina fazendo dela uma ciência cada vez mais séria e reconhecida, temos trabalhado intensamente nos últimos três anos. 
São eventos, cursos, projetos e, mais recentemente, a abertura de novos cursos de pós graduação que colaboram com a melhora do conhecimento técnico e científico de tantos alunos que deles participam. 
Alunos da Universidade
Anhembi Morumbi

Vemos a Tricologia como uma ciência cujas fronteiras são infinitas. Uma área de estudo e atuação que abraça uma ampla gama de profissionais com formações variadas mas que tem como objetivo comum a saúde e a beleza dos cabelos e do ser humano. 
São médicos, químicos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, terapeutas capilares, cabeleireiros, fisioterapeutas e enfermeiros, buscando, cada um à sua maneira, cada um no seu campo de atuação (e fortalecemos a necessidade de que seja desta forma, com respeito aos limites de cada profissão), para um fim único, cujo meio é o cabelo, a paixão de todos nós. Sim, posso utilizar o termo paixão aqui, pois para a maioria de nós os cabelos são um sentido de vida, quase que um pensamento fixo, um pathos, uma doença, mas no melhor sentido que esta palavra possa ser utilizada, uma verdadeira paixão.  
O trabalho da ABT tem sido interdisciplinar, voltado para um assunto que conquista cada dia mais respeito por que deixa de ser pautado pelo conhecimento empírico para se tornar uma ciência séria e respeitada pela comunidade científica mundial.  
Alunos da pós graduação em Tricologia do CINTEP
em João Pessoa - PB
Temos buscado pautar nossas ações visando colaborar com este reconhecimento da Tricologia, sem perder o foco na busca pelo trabalho ético, que valoriza o ser humano atendido e o profissional que o pratica. Queremos que a Tricologia seja respeitada pelo bem que ela pode trazer para a população geral e porque os profissionais vinculados a ela respeitam seu trabalho acima de tudo, prezam pelas suas próprias reputações e tem como objetivo promover saúde e bem estar para sociedade. 
Ontem encerramos o curso de pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar de mais uma turma na Universidade Anhembi Morumbi, coordenada pelos professores Celso Martins Júnior, Fabiana Padovez e com a regência da excelente professora Adriana Teixeira, a melhor, coordenadora de cursos que eu já tive o prazer de conhecer. O que dizer de uma profissional que levou o curso de Visagismo e Terapia capilar da Universidade a receber avaliação com nota máxima pelo MEC? 
Alunos incríveis e projetos de estudo brilhantes foram realizados por este grupo. Saliento um em especial, realizado no laboratório de cultura de células desta Universidade, por alunos de grande dedicação, e que avaliaram a biomodulação do laser de baixa potência em células de folículos pilosos. 
Turma de Pós graduação em Tricologia
do Instituto Eligo - Goiânia-GO
No último sábado, demos o ponta pé inicial para uma nova turma de pós graduação da ABT, a primeira do nordeste, em João Pessoa-PB. Em parceria com o CINTEP e o Instituto Elos, este último com gestão da Professora Edna Lima, que faz um trabalho incrível por lá. Saliento o perfil realizador da professora Edna. Admirada pelos seus alunos, a professora conquistou o nosso respeito pela sua conduta reta e pela intensa busca pela qualidade de seu trabalho. Outro grande exemplo de pessoa que tivemos o prazer de encontrar nessa nossa jornada.
Não posso deixar de lembrar que em novembro começamos turma também em Goiânia-GO, em parceria com o Instituto Eligo. Este Instituto em breve ampliará sua parceria com a ABT com uma nova turma de pós graduação em outra importante cidade do nordeste, Fortaleza-CE. 
Curso de formação docente da ABT
o primeiro evento de 2015.
São grandes realizações e muita responsabilidade, em especial para nós que dirigimos a ABT e para nosso conselho/diretoria. Temos muito a fazer e grandes projetos ainda em estado embrionário para realizar, mas com a participação intensa do corpo de trabalho da ABT e contando com a colaboração de nossos membros, que nos trazem propostas, ideias e sugestões, certamente manteremos a rota seguindo no caminho que escolhemos para nos dedicar.
Encerramos o ano com a sensação de missão cumprida, com mais de setenta e cinco por cento do ano de 2015 já planejado, um número crescente de membros e colaboradores, e com muita vontade de trabalhar. 
Um grande abraço,
Ademir Carvalho Leite Júnior
Presidente da Academia Brasileira de Tricologia



SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook