AS EMOÇÕES E AS PATOLOGIAS CAPILARES - Texto da Professora Sandra Rojas

Atualmente, cursando uma certificação internacional em tricologia. O IAT, International Association of Trichologist (http://www.trichology.edu.au/),  curso  on line e presencial que terá duração de um pouco mais de um ano, me inspirei com o tema da aula desta semana, ministrada pelo  Dr. Ademir Carvalho Leite Jr.
De que forma nossas Emoções, estariam refletidas em nossos cabelos?
Nos últimos 12 anos o tema Psicossomática passou a ter destaques em congressos dermatológicos e mais recentemente nos ambientes de estudo científico de tricologia, por exemplo, apresentado durante a pós graduação em Tricologia da Universidade Anhembi Morumbi. 
Como isso acontece? Corpo e Mente, estão integrados. Meio externo e aspectos socioculturais. O meio em que vivemos, resultam em influencias. Tudo o que vivemos geram emoções que passam pela LENTE DO AFETO, essa lente está diretamente ligada a alterações físicas/químicas em nosso corpo.
É importante realçar que cada indivíduo tem SUA PRÓPRIA lente afetiva. O que é de extrema importância para mim, passa desapercebido por você. Por esse motivo as emoções são extremamente personalizadas, tornando cada ser humano, ÚNICO.
De forma fisiológica, o stress, com sinérgica ação com as emoções,  atinge o sistema capilar, onde substâncias são inibidas, mecanismos de funcionamento agem sob estímulos diferentes ao de sua origem e a saúde  do cabelo é afetada. Com isso, quedas capilares intensas, sazonais e ou alopecias, mais conhecidas como calvície,  se tornam muito comuns em homens e mulheres. Realço, que recentemente o número de mulheres com Alopecia, tem um aumento gigantesco, e pode ser facilmente justificada devido ao Estilo de Vida.
Podemos entender um pouco mais ao conhecer o ciclo de vida dos cabelos, composto pelas fases anágena(crescimento), catágena(repouso) e telógena(queda ou desprendimento), que possuem uma duração média de 5 anos (guardando a devida proporção individual por perfil etário, fisiológico e hormonal). O  stress, faz com que os fios pulem da fase de crescimento para a fase de repouso de forma mais acelerada, como resultado o cabelo cai.
Um excelente livro para nos acompanhar nesse século, e nos reconhecer em nossas  escolhas e  atitudes: ‘Da emoção à lesão’. Um guia de medicina psicossomática. (Editora Manole. Autores: Geraldo José Ballone, Eurico Pereira Neto, Ida Vani Ortolani)
Acredito que essa Era  Cibernética agregue infinitos valores positivos para educação e comunicação, mas.... onde o ‘touch’ é mandatório nos equipamentos eletrônicos, nos esquecemos do ‘touch’ nos seres humanos...  e isso é assunto para nosso próximo artigo.

Sandra Rojas
Docente Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária salão Duetto Hair. Coordenadora Congresso Tricologia Hair Brasil e Coord. ABT (Academia Brasileira de tricologia) São Paulo.
Docente na Universidade Anhembi Morumbi. Coordenadora do Congresso de Tricologia Hair Brasil. Proprietária do espaço Duetto Hair  e da BBS – Beauty Book Store (livraria especializada em acervo científico de beleza). Graduada em Visagismo e Terapia Capilar  , Pós Graduação Cosmetologia Aplicada à Estética e Pós Graduada em Tricologia e Terapia Capilar.Membro internacional ( External Hairdresser Network). Atua junto à P&G Wella Professional nos grupos Expert Team e Care Expert.   

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook