Sobre os tais "tampões de sebo" que obstruem os Folículos e "Causam a Calvície" - Uma grande Bobagem

Estes dias andei navegando pela internet e me deparei com o já velho e conhecido argumento de que a calvície é decorrente dos tampões de gordura que impedem a saída do cabelo para a superfície da pele. Decidi, então, escrever sobre os tais tampões de sebo que "obstruem" os folículos. 
Esta imensa bobagem, fruto do desconhecimento que tínhamos sobre as reais causas da calvície no passado ainda é utilizada como explicação para o aparecimento do problema. Mais que isto, AINDA é grandemente utilizada para o marketing de produtos "antiqueda" que se apoiam em um velho e falso conceito que continua iludindo muita gente.
Em primeiro lugar devemos lembrar que os folículos são estruturas formadas por regiões anatômicas diferentes, entre elas existe o bulbo (onde o cabelo é produzido - nesta região encontram-se as células da matriz dos cabelos, responsáveis por sua formação e crescimento),  e o ducto (dividido em istmo e infundíbulo) que conduz o cabelo à superfície da pele. É no ducto do folículo piloso que desemboca a glândula sebácea, como vocês podem ver na imagem ao lado.
A gordura produzida pela glândula sebácea é formada por óleos produzidos no interior das células desta glândula e tem como funções hidratar a pele, regular o pH da superfície do couro cabeludo, ajudar no controle da imunidade cutânea impedindo a proliferação de microrganismos que  nos causam infecções e também colaborar com a formação de uma película na superfície dos cabelos que ajuda a manter a hidratação e a saúde dos fios.
Quando em excesso a oleosidade pode causar seborréia e dermatite seborréica, podendo levar a quadros como caspa, irritação do couro cabeludo, infecções bacterianas ou fúngicas e até mesmo agravar a queda de cabelos por provocar inflamação ao redor do folículo. Mas de maneira nenhuma poderá formar um "tampão gorduroso" que impedirá o crescimento do cabelo.
Querem saber porque isto não acontece? Porque o cabelo está para a gordura que utiliza de seu próprio ducto para chegar à superfície da pele como um agulha está para um bloco de manteiga. Se conseguimos atravessar um bloco de manteiga com uma agulha o cabelo também consegue perfurar qualquer massa gordurosa que esteja ocupando o orifício de saída de seu ducto. E mais, no que interfere um tampão de gordura já quase na superfície da pele com o trabalho das células da matriz dos cabelos localizada no bulbo? Em absolutamente nada. Ou seja, o tal "tampão" não consegue frear o crescimento dos cabelos e, consequentemente, não tem como interferir no aparecimento da calvície "por bloquear a chegada dos cabelos na superfície da pele" como vemos muita gente repetir e muita propaganda de produtos para calvície divulgar.
Logo, peço aos leitores deste blog: Não caiam neste real conto do vigário. Não sejam vítimas de enganadores que utilizam desse argumento para vender produtos que não vão ajudar em nada no tratamento da calvície e procedimentos que só vão lhes tirar dinheiro e adiar um tratamento sério para a sua queda capilar.
Procure um médico, passe por uma consulta, submeta seu problema à avaliação deste profissional e siga o tratamento que lhe for indicado por ele.
E não deixe que o desespero embace seus olhos a ponto de não enxergar que por trás de muita conversinha em sites de produtos e na divulgação de "fórmulas milagrosas" o que existe mesmo é o interesse em iludir o leitor que anseia por algo que possa ajuda-lo nesse momento de incômodo e preocupação.

Conheça o meu trabalho, acesse o site Dr Ademir C Leite Júnior clicando no link abaixo:
www.ademirjr.com.br  
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook