Bulge é uma região que possue células tronco que poderão recuperar os cabelos em casos de calvície

A calvície sempre foi um motivo de grande preocupação para homens e para um crescente número de mulheres que estão se vendo acometidos pelo problema. De origem hormonal e genética a calvície é caracterizada pela queda de cabelos, miniaturização dos fios de cabelos (que viram penugens), e aparecimento de áreas cada vez mais ralas e pobres em cabelos.
Atualmente as medidas terapêuticas mais importantes costumam ser os tratamentos preventivos, as recuperações capilares com o uso de medicamentos, o transplante capilar e métodos de camuflagem da área calva com o uso de próteses, também conhecidas como perucas.
Uma vez portador do problema o paciente deve estar atento para o fato de que as opções medicamentosas são de uso prolongado e deverá ter ciência de que precisará manter disciplina e paciência para obter melhorias e manter a cabeleira.
Com o passar dos anos possibilidades diferentes para quem sofre com a calvície chegarão ao mercado. Há estudos que mostram que as células tronco poderão ser uma realidade na recuperação das áreas calvas.
Neste caso, uma das principais células envolvidas no processo são os queratinócitos provenientes do bulge, região do folículo piloso próxima à implantação do músculo eretor do pêlo. Estas células parece ter a chave que nos fará entender os procedimentos de recuperação capilar em pacientes calvos. Há também estudos com células tronco de uma região chamada papila dérmica, localizada imediatamente abaixo da área que promove o crescimento do fio de cabelo na base do folículo, e que junto com as células do bulge estão entre as maiores fontes de possibilidade para o nascimento deste novo método terapêutico.
Aparentemente os estudos sobre células tronco em laboratório e com animais estão animando o mundo científico e servindo de base para conclusões sobre aplicações em pacientes humanos. No momento em que resultados efetivos começarem a aparecer a utilização de células tronco para o tratamento da calvície deverá se colocar como um dos tratamentos de grande, se não o de maior, importância para os pacientes que sofrem com o problema.
Vale ressaltar que os resultados dos estudos só deverão chegar às clínicas e hospitais quando a segurança e as vantagens do método se mostrarem eficazes. Isto acontecerá na medida que os procedimentos tragam resultados reais e consistentes para os pacientes.
Parece que um longo caminho ainda deverá ser percorrido para que estes tratamentos possam beneficiar a todos, mas uma verdade é a de que pelo menos no que diz respeito à esperança nas células tronco para o tratamento da calvície muito coa já foi prendida.
Por enquanto minha sugestão para os que vem tratando de maneira convencional e para aqueles que fazem prenveção da calvície com medicamentos é a de que sigam com disciplina e persistência em seus tratamentos. Afinal, o tempo que as células tronco levarão para chegar ao alcance de todos os calvos ainda pode depender do desenvolvimento mais ou menos rápido das pesquisas.

Enquanto isto, você não vai querer ficar sem cabelos, ou vai?
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook