Paul Desmond e a elegância do Jazz


Um dos músicos que mais aprecio é Paul Desmond. Com seu sax alto Desmond agregou ao jazz uma elegância que poucos conseguiram. 
Desmond, músico e compositor, nasceu em 1924 e faleceu em 1977 nos EUA e seus trabalhos com artistas como Dave Brubeck (Dave Brubeck Quartet), assim como com Gerry Mulligan e com Chet Baker elevam  a grandeza do jazz. 
Escutar a suavidade do sax de Desmond é uma experiência relaxante e prazerosa em qualquer momento e sob qualquer circunstância de humor.
Apesar de sua grande fase junto com Brubeck quando lançaram um dos álbuns mais importantes do jazz, Take Five, seus trabalhos frente a seu próprio quarteto e junto a Mulligan e Baker resultou em grandes gravações.
Vale a pena escutar e assistir um pouco de Paul Demond e toda a beleza de seu trabalho.
Em Take Five, tocada ao vivo no primeiro vídeo desse post é possível perceber a diferença entre a leveza do sax de Desmont e a intensidade de Dave Brubeck ao piano.
No segundo vídeo, em parceria com Chet Baker, Demond mostra toda sua capacidade de embelezar e deixar ainda mais deliciosa uma das peças mais lindas do jazz, a originalmente francesa  Autumn leaves.


SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook