Hipnose no Tratamento da Alopecia areata

Pesquisadores de Bruxelas, em carta ao editor do Journal da Academia Americana de Dermatologia publicada em Março de 2010 relatam sua experiência no tratamento da alopecia areata refratária com hipnose.
A alopecia areata é uma doença que atinge qualquer área pilosa do corpo, com maior frequência na cabeça e couro cabeludo. Envolvendo células imunológicas que começam a atacar os folículos pilosos do próprio paciente (doença autoimune), após a perda de privilégio imunológico por parte destas estruturas do nosso corpo (vide post: Você sabe o que é privilégio imunológico? - publicado neste mesmo blog), a alopecia areata se inicia com queda abrupta de pelos e cabelos em áreas circulares ou elípticas. Estas áreas, que podem ficar sensíveis ou até mesmo doloridas, ficam totalmente desprovidas de cabelos e podem crescer de maneira a ampliar seu diâmetro até tomar uma área extensa da região acometida ou se unir a outras áreas com o mesmo problema formando placas confluentes da doença.
Por ser de evolução rápida, causar um impacto psíquico muito significativo no paciente e poder apresentar recidivas frequentes após o tratamento, formas de se tratar que buscam melhorar os pacientes, inclusive dentro do ponto de vista psíquico (ansiedade e depressão), são sempre sugeridas.
Os pesquisadores de Bruxelas, pensando nisto, resolveram avaliar se a hipnose poderia trazer benefícios a estes pacientes. Encontraram, em uma pequena amostra de pacientes, resultados que foram satisfatórios no que diz respeito ao bem estar geral e redução da ansiedade e depressão que acompanham a doença.
Apesar disto, resultados clínicos efetivos no que diz respeito à melhora clínica do paciente ainda são limitados e, como os próprios autores citam, exigem mais pacientes no estudo e um acompanhamento mais prolongado dos mesmos.

Referência: 
Willemsen R, et al. Hypnosis in refractory alopecia areata significantly improves depression, anxiety and life quality but not hair regrowth. Letter to the Editor, JAAD March 2010: 517-518.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook