Quando problemas de tireoide causam queda capilar

 

É comum verificar que pacientes que sofrem com problemas da tireóide de alguma forma perceberam mudanças na qualidade ou quantidade de seus cabelos, sendo o mais frequente causador de queda capilar o hipotireoidismo. 
Problemas tireoidianos podem interferir em um conjunto de funções do corpo causando um vasto número de sinais e sintomas, mas os que mais chamam a atenção dos pacientes, além da queda capilar, são aqueles que estão relacionados ao ganho de peso ou dificuldade em elimina-lo, falta de ânimo, fadiga, redução de libido, constipação, estados que remetem à depressão, entre tantos outros sintomas. 
Por conta disso é importante ficar atento aos sinais clínicos que podem ser indicativos do hipotireoidismo que, atualmente, pode existir em sua forma clínica ou subclínica (esta última ocorre quando os exames começam a apontar uma tendência à falência da tireóide que ainda não se mostra efetivamente produzindo hormônios abaixo dos níveis considerados ideais).
Quando o diagnóstico da queda capilar está somente relacionado à tireóide, o tratamento é feito com a correção da disfunção da mesma e com a ajuda de compostos que estimulem a recuperação dos cabelos perdidos. Normalmente, como a queda capilar tireoidana leva ao quadro enquanto a disfunção persistir, é comum na medida que se corrija o problema que a normalidade capilar se estabeleça, e a recuperação dos cabelos seja plena, principalmente se o problema tireoidiano for corrigido rapidamente.
É importante dizer que faz-se necessário então, o acompanhamento com o médico que cuidará dos cabelos (dermatologias ou tricologista) em conjunto com o endocrinologista, especialista que tem o conhecimento e a experiência de conduzir o tratamento tireoidiano devolvendo para o(a) paciente a saúde que ele(a), havia perdido por conta do problema tireoidiano.
OUTRO TEXTO SOBRE PROBLEMAS TIREOIDIANOS COMO CAUSAS DE QUEDA DE CABELO: clique aqui
TIREOIDITE DE HASHIMOTO, HIPOTIREOIDISMO E QUEDA CAPILAR

Referências:
Beek NV, et al. Thyroid Hormones directly alter human hair follicle Functions: Anagen Prolongation ad Stimulation of Both Hair Matrix Keratinocyte Proliferation and Hair Pigmentation. JCEM. 2008;93(11):4381-4388.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook