Martín Chambi - Paisagens e retratos do Peru


Martín Chambi foi um fotógrafo peruano que viveu entre 1891 e 1973. Seu trabalho, reconhecido no mundo todo, apresenta as belas paisagens andinas do Peru, assim como um pouco da cultura e das referências do povo indígena peruano através de imagens obtidas em eventos e retratos.

Para mim Chambi é um dos artistas mais impressionantes na arte da fotografia. O olhar que dá para as paisagens que imortalizou  é incrível. Imagens que me levam para o lugar retratado e, assim como sinto quando observo uma pintura, para a época ali representada.
Os expressivos retratos, apesar de não serem minha preferência em trabalhos fotográficos,  são incomparáveis. Imagens que parecem passar o sentimento da pessoa ali retratada. Olhares, expressões,  sinais do envelhecimento,  foto agressões na pele. É como se cada retrato contasse um poucoda história da pessoa imortalizada por Chambi.
As fotografias de Chambi são um verdadeiro presente para aqueles que querem conhecer um povo e uma época da história. O que ele fez com a máquina fotográfica, em um período em que a tecnologia era algo praticamente inexistente para os fotógrafos,  foi deixar um relato lindo, amplo e muito bem feito de seu país,  sua gente e seus costumes durante o período em que se dedicou a  colher imagens.
Quem quer conhecer mais sobre o trabalho incrível desse fotógrafo peruano pode acessar o site: www.martinchambi.org
Ou pode adquirir o livro Martín Chambi - Photographs, 1920-1950, que conta com um grande número de imagens feitas por Chambi com toda a sensibilidade que lhe era peculiar. Vale ressaltar que o prefácio do livro foi escrito pelo também peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook