Doenças e a evolução - Matéria da Folha de São Paulo sobre o livro A História do Corpo Humano de Dan Lieberman

Recentemente escrevi um texto sobre os Cabelos de mulheres e a feminilidade. No final do texto cito o fato de que provavelmente muitas das quedas de cabelo feminina podem estar relacionadas ao estilo de vida de nossa sociedade atual. 
 Hoje, no caderno de Ciência da Folha de São Paulo, foi publicada uma matéria intitulada Doenças crônicas nasceram do descompasso entre a vida moderna e a nossa evolução que fala essencialmente sobre as conclusões a que chegou o bioantropólogo de Harvard, Dan Lieberman em seu livro A História do Corpo Humano. Nele, Lieberman apresenta detalhes do surgimento de um conjunto vasto de doenças ou problemas que surgiram ao longo da história da humanidade e que tem a ver com a nossa evolução como seres, assim como com a evolução da sociedade, tecnologia e facilidades. 
Ainda que a matéria dê apenas uma breve ideia do que trata o livro de Lieberman, é importante reconhecer esses vínculos. Nos consultórios médicos das mais variadas especialidades, inclusive nos meus atendimentos capilares, uma das coisas que mais se escuta é que na família ninguém apresentava a doença ou que apenas os idosos apresentavam o quadro. Um cenário que está mudando e que vincula a evolução, como parece ser a proposta de Dan Lieberman, a outras áreas de conhecimento mais recentes como a epigenética, que nos ajuda a entender como o meio em que vivemos, nossas escolhas e a forma como encaramos a vida podem interferir na nossa saúde positiva ou negativamente. 
Quem quiser saber mais sobre a matéria da Folha de São Paulo publicada hoje acesse:

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook