Você sabe o que é privilégio imunológico?

Você sabe o que é privilégio imunológico? Sabia que ele é importante para manter nossa cabeleira?
9 de novembro de 2010

Privilégio imunológico é uma característica presente em nossas células que permite que elas sejam reconhecidas como sendo nossas pelo nosso sistema de defesa. Parece difícil este conceito, mas não é. Basta entendermos que quando agentes como vírus, bactérias ou fungos invadem nosso corpo, nosso sistema imune reconhece estes micro-organismos como sendo estranhos e, por conta disso, resolve atacar tais invasores para evitar ou controlar uma infecção por eles causada. Vírus, bactérias e fungos não tem privilégio imunológico, logo não são reconhecidos pelo nosso sistema de defesa como parte do nosso corpo. Precisam então ser eliminados.

Em alguns casos, muitos deles relacionados ao couro cabeludo e aos folículos pilosos, células ou tecidos perdem a característica do privilégio imunológico. Quando isto ocorre, estas estruturas deixam de ser identificadas como sendo nossas pelo nosso sistema de defesa e então aparecem as doenças conhecidas como autoimunes, ou seja, doenças em que partes do nosso corpo são atacadas pelo nosso sistema imune.

Alopecia areata, psoríase e lúpus são problemas que podem acometer o couro cabeludo e que tem como característica a perda do privilégio imunológico. Quando estas doenças aparecem, medidas importantes precisam ser tomadas para que as células de defesa deixem de atacar as áreas acometidas. A maioria delas implica no uso de medicações que controlem este processo.

Referências:
Ito T, Meyer KC, Ito N, Paus R. Immune privilege and skin. Curr Dir Autoimmun. 2008;10:27-52.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook