Valente (Brave), a princesa Merida, e a volta dos cachinhos

Valente (Brave), a princesa Merida, e a volta dos cachinhos
10 de julho de 2012

Merida é a princesa arqueira do novo filme da Disney, Valente.  A primeira vez que vi o poster do filme em uma das salas de cinema que frequento fiquei imensamente feliz.  Merida é uma princesa diferente.

Merida é ruiva. E já percebi que as madeixas avermelhadas estão na moda, que o diga jovem Marina Ruy Barbosa, atriz brasileira que fez da cor de seus cabelos uma marca pessoal e, ao que parece, rejeitou uma oferta financeira bem volumosa para mudar sua cor de cabelo por preferir seus cabelos da cor do fogo. Ou Christina Hendricks, a voluptuosa atriz americana que vive Joan Holloway no seriado Mad Men.

Ariel, uma das várias princesas dos clássicos da Disney, também tem cabelos vermelhos, logo, essa não é a maior peculiaridade de Merida.

Mas Merida é a primeira princesa da Disney com personalidade para ostentar cachos. Sim, nenhuma princesa da Disney anteriormente ostentou de forma tão particular e com personalidade seus cachos.
E o leitor desse blog poderá dizer: mas e a Tiana, a linda princesa do filme a Princesa e o Sapo? Ela é negra, tem cabelos cacheados. Pois é, ela tem essa peculiaridade sim, mas no filme são pouquíssimas as cenas em que Tiana mostra seus cachos com orgulho e faz deles uma de suas qualidades.

Merida, ao contrário, é seus cachos. Merida tem a ousadia de ostentar os cachos de uma forma raramente vista. E como são belos os cabelos cacheados de Merida. Belos como há muito não vemos.
E faço esse comentário porque as mulheres insistem em manter seus cabelos alinhados. Tão alinhados que se tornam até estranhos de tão lisos. Lisos que não combinam com seus rostos, corpos e até mesmo com suas etnias.

Onde estão os cabelos ondulados e cacheados? Sumiram. Vá a um bar, restaurante ou a um shopping e procure. Não estão em lugar nenhum. Eventualmente encontro uma mulher corajosa o suficiente para cuidar de seus cachos e mostrá-los com orgulho. Mas são poucas. Muito poucas as mulheres valentes como Merida.

Espero que Merida seja um gatilho para estimular as mulheres a voltarem a ter cabelos cacheados. Eles são lindos. Dão trabalho, vão dizer a maioria das mulheres que desde a infância convivem com os cuidados com os cachos. “Dr. Ademir, você é homem e não imagina o trabalhão que dá ficar cuidando desses cachos, desembaraçando eles todos os dias, tendo que hidratar frequentemente para que não fiquem incontroláveis”. De verdade, eu sei sim, escuto isso todos os dias de minhas pacientes que insistem nas escovas progressivas e chapinhas, alegando que se submetem a esses métodos para reduzir o trabalho que dá cuidar de cabelos cacheados.

Mas pessoalmente, como médico e como homem, vou fazer um comentário para que possam refletir: como é bonito uma mulher com cabelos cacheados.

Ainda não conheço Merida. Só a vi em posters e trailers do filme Valente. Ela vai estrear no próximo dia 20 de julho aqui no Brasil. Mas posso garantir que já estou apaixonado por seus cachos.
Assista ao trailer do filme, disponível na internet, e veja duas cenas interessantíssimas de Valente:
1 - A cena em que a mãe de Merida tenta vesti-la de modo que ela fique dentro de um padrão de beleza que não é o do corpo da menina, e ela se sente sufocada com a roupa que é obrigada a usar.
2 - A forma como Merida descobre sua cabeça deixando seus cabelos cacheados à mostra e, em poucos movimentos de seu corpo, rasga várias das costuras de seu vestido para se colocar mais confortável e à vontade para usar o arco e a flecha.

ATUALIZAÇÃO: Fui ao cinema levar minha filha para ver Valente. A Princesa Merida é realmente diferente de todas as princesas da Disney. O filme só me fez crer que estava certo em minhas impressões sobre a personagem ao escrever o texto deste post baseado no trailer.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook