Tricodinia – dor ou desconforto no couro cabeludo

Tricodinia – dor ou desconforto no couro cabeludo
7 de maio de 2012

Uma manifestação frequente nos pacientes com queda capilar é chamada de tricodinia. A tricodinia ocorre quando o paciente manifesta desconforto, dor ou aumento da sensibilidade do couro cabeludo.

Ansiedade, depressão e estresse estão associados ao problema. Este fato foi confirmado num estudo publicado em 2003 na revista International Journal of Dermatology, que associou a tricodinia a manifestações psicoemocionais presentes em pacientes que apresentavam quadro de eflúvio telógeno (ET) ou alopecia androgenética (AAG).

O estudo, realizado com 248 pacientes (153 mulheres e 95 homens), apresentando quadros de ET ou AAG comparou a presença da tricodinia com um grupo controle formado por 184 pacientes. Uma avaliação psiquiátrica foi realizada em 25 pacientes com tricodinia e em 25 pacientes controle que não manifestavam qualquer diagnóstico de tricodinia e alopecia.

A tricodinia foi encontrada em 29% dos pacientes com queda capilar e apenas em 3,3% dos pacientes controle. Dos pacientes com tricodinia, 25 passaram por avaliação psiquiátrica e 19 deles (72%) manifestaram algum grau de comprometimento psicoemocional. No grupo controle apenas 20% apresentou quadro de comprometimento psicoemocional. Dos pacientes com tricodinia, o quadro foi mais frequente naqueles que passavam pelo eflúvio telógeno e menos frequente nos que sofriam com alopecia androgenética.

Referências:
The presence of trichodynia in patients with telogen effluvium and androgenetic alopecia
Kivanç-Altunay I, Savaş C, Gökdemir G, Köşlü A, Ayaydin EB.
Int J Dermatol. 2003 Sep;42(9):691-3.
Posted 7th May 2012 by Dr. Ademir Carvalho
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook