Queda de cabelos em adolescentes

Queda de cabelos em adolescentes
8 de agosto de 2011

Tenho visto surgir um grande número de pacientes adolescentes com queda de cabelo em minha clínica nos últimos anos. Normalmente, pacientes adolescentes quando apresentam quedas capilares costumam ser acometidos por três tipos de problemas cujo diagnóstico costuma ser bem diferente um do outro. São eles: alopecia androgenética (queda genética), eflúvio telógeno e alopecia areata.

Na primeira situação, na alopecia androgenética, já é fato extremamente difundido no meio médico que muitas quedas de cabelo deste tipo podem ser iniciadas na adolescência, e só irão realmente se tornar perceptíveis quando o paciente já teve um comprometimento que varia de 25% a 30% da área acometida.

No caso do eflúvio telógeno os fatores causais variam muito. Podem ser de origem física, psíquica ou ambiental. Infecções, fraturas, alimentação inadequada, estresse, ansiedade, estados depressivos e mudanças no metabolismo corporal (ex: problemas da tireoide) podem provocar quedas capilares. Quando os fatores causais são tratados ou eliminados a queda de cabelos desaparece.

Por último, na alopecia areata, que envolve a participação do sistema imunológico na sua fisiopatologia, as células de defesa não reconhecem as raízes dos cabelos como sendo parte do nosso organismo e acabam atacando estas raízes provocando a queda de cabelos.

No geral, qualquer tipo de queda de cabelo acaba sendo um inconveniente muito importante para o adolescente, visto que nesta fase questões que envolvem a sua autoestima e autoimagem estão sendo elaboradas e sedimentadas.

O diagnóstico rápido e preciso do problema é sempre bem vindo, pois o comprometimento psicossocial do adolescente que perde cabelos, independente do sexo, é sempre significativo.

Referências:
Bedocs LA, Bruckner AL. Adolescent Hair Loss. Curr Opin Pediatr. 2008;20(4):431-435.
Tackett BN, Hrismalos EN. Alopecia in adolescents. Adolesc Med State Art Review. 2011;22(1):16-34.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook