Quebra dos cabelos – tricorrexe nodosa

Quebra dos cabelos – tricorrexe nodosa
16 de junho de 2012

A quebra de cabelos é uma queixa comum em pessoas com cabelos muito longos, e naquelas em que os fios passaram por muitos procedimentos químicos ou térmicos. Também pode estar vinculada ao excesso de agressões climáticas, na maioria das vezes as radiações UV.

No microscópio os cabelos apareceram fraturados ou parcialmente fraturados como mostram a imagem acima.

Recentemente tive a oportunidade de avaliar uma família com três integrantes sendo portadores da tricorrexe nodosa, nome dado à patologia em que os cabelos se apresentam com muita fragilidade e quebrabilidade. Um quadro interessante, pois a família inteira resolveu passar em consulta para uma avaliação e orientações. Essa se trata de uma situação rara de acontecer, pois na grande maioria das vezes não temos a oportunidade de ver pacientes com um problema que pode ser familiar, em especial um problema que costuma ser pouco frequente (quando é familiar), em vários membros de uma mesma família em um só dia.

Como disse no começo deste post a tricorrexe pode ainda ser causada por fatores externos. Apresentei neste blog há algum tempo uma evolução do uso do formol em escovas progressivas que acarretou quadro severo de tricorrexe nodosa em uma paciente que tive a oportunidade de atender.

Sobre os cuidados e tratamentos para a tricorrexe nodosa, seja ela congênita ou adquirida, uma boa restauração da fibra, suplementos que ajudam a melhorar a saúde dos folículos e dos fios de cabelo, além de se evitar os agentes que causam o dano, são alternativas interessantes.

Por fim, há casos em que a tricorrexe nodosa congênita pode se resolver sem tratamento na adolescência.

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook