Proteção solar para cabelos: uma tendência crescente

Proteção solar para cabelos: uma tendência crescente
15 de agosto de 2012

A proteção da pele é um assunto extremamente divulgado e de conhecimento cada vez mais amplo pela população. As mudanças ambientais, o aumento do buraco na camada de ozônio e o maior risco de surgimento de câncer de pele em pacientes que ficam expostos por longos períodos de suas vidas ao sol motivaram o crescimento da preocupação com a proteção solar de nossas peles.

Cabelos também são estruturas que sofrem com a exposição solar. Pouco ainda se fala sobre o assunto, mas já é um tema frequente desde o começo da década passada quando surgiram os primeiros produtos com ativos para a proteção solar dos cabelos.

Os principais danos capilares causados pelas radiações ultravioletas são o clareamento dos fios por conta da oxidação da melanina, e a degradação da queratina e de aminoácidos de grande importância para os fios, em especial do triptofano, sendo este um marcador da eficiência de produtos de proteção solar para cabelos.

Acredito que com o tempo a preocupação com a proteção solar dos cabelos irá crescer cada vez mais. Creio nisso pois tenho em mente que os cuidados para se manter os cabelos saudáveis e com bom aspecto cresce na população em geral, assim como o uso de químicas de coloração e alisamento que deixam os cabelos mais sensíveis aos danos físicos, incluindo as radiações.

A Dra. Vânia Leite, pesquisadora e professora da UNIFESP e da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), está encarregada de ministrar uma aula sobre o assunto no Congresso Internacional de Tricologia da International Association of Trichologists, no próximo mês de outubro.. Sua aula, intitulada Proteção Solar Capilar: Tendências, Legislação e Mercado, é uma das mais esperadas pelos conferencistas, pois trás não só o que há de mais atual sobre o assunto, mas também as palavras de uma palestrante que é mundialmente reconhecida pela sua qualidade e competência.

De minha parte, eu já prescrevo produtos para proteção solar capilar desde 2004, quando tive acesso aos primeiros ativos utilizados para esse tipo de cuidado. De lá para cá houve uma melhora muito importante na qualidade dos produtos de proteção solar capilar, o que me deixa ainda mais tranquilo em indicá-los para meus pacientes.

Nas últimas vezes que tive a oportunidade de participar de congressos internacionais sobre cabelos, pude ver como o estudo desses tipos de produtos cresce no mundo todo. Acredito, com convicção, que tal qual é difundido o uso de protetores solares para a pele, um dia a proteção solar capilar será uma preocupação geral, e poderemos colher os benefícios desses produtos, em especial na manutenção de cabelos sempre bonitos e saudáveis durante o ano todo.

Referências:
Fernadéz E, Barba C, Alonso C, Martí M, Parra JL, Coderch L. Photodamage determination of Human Hair. J Photochem Photobiol B. 2012;106:101-106.

Chandrashekara MN, Ranganathaiah C. Chemical ans photochemical degradation of human hair: a free-colume microprobe study. J Photochem Photobiol B. 2010;101:286-294.

Santos Nogueira AC, Joekes I. Hair Melanin content and Photodamage. J Cosmet Sci. 2007;58:385-391.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook