Óleo de melaleuca (tea tree oil) no tratamento de problemas do couro cabeludo

Óleo de melaleuca (tea tree oil) no tratamento de problemas do couro cabeludo

O óleo de melaleuca é um produto natural, obtido a partir das folhas de Melaleuca alternifollia. Originário da Austrália, a melaleuca apresenta em suas folhas alguns componentes benéficos para o controle de processos infecciosos (virais, bacterianos e fúngicos), a analgesia e o combate à inflamação. Acredita-se também que, por ser um potente anti-inflamatório, acabe reduzindo muito o prurido e a caspa de quadros de dermatites de couro cabeludo.

Estes efeitos são provocados pela presença de terpenos que agem de maneira intensa no controle inflamatório da região onde o óleo é aplicado, além de serem antissépticos.

Alguns artigos e estudos, como os elaborados por Reuter, Melfort e Schempp para o American Journal of Clinical Dermatology, por Waldroup e Scheinfeld para o Journal of Drugs in Dermatology, por Satchell e colaboradores para a publicação da Academia Americana de Dermatologia, o de Pazyar RYaghoobii para o Skin Parmacholgy and Physiology e o de Wallengre para o Archives of Dermatological Research provam os benefícios do uso do óleo de melaleuca em formulações tópicas e xampus para o controle da caspa, prurido e inflamação em casos de dermatite seborreica e até mesmo no tratamento da psoríase.

Há aqueles que acreditam que o óleo de melaleuca tenha função de recuperação capilar. Mas em minhas pesquisas nunca encontrei evidências que provem esta informação. Ainda assim, tenho experiências com formulações de xampu com cerca de 5% do óleo de melaleuca e o que observo é uma melhora significativa dos quadros inflamatórios de couro cabeludo, além da melhora da própria caspa.

Mesmo com esses benefícios, o óleo de melaleuca pode causar dermatite em alguns usuários. Este fato se dá devido à maior reatividade de algumas pessoas aos componentes do próprio óleo que podem causar sensibilização.

O óleo de melaleuca costuma ser amplamente utilizado nas atividades de terapias capilares, com um bom número de estudos agregando informações àqueles publicados pelas principais revistas médicas.

Referências:
Am J Clin Dermatol. 2010;11(4):247-67.
Botanicals in dermatology: an evidence-based review.
Reuter J, Merfort I, Schempp CM.

J Drugs Dermatol. 2008 Jul;7(7):699-703.
Medicated shampoos for the treatment of seborrheic dermatitis.
Waldroup W, Scheinfeld N.

J Am Acad Dermatol. 2002 Dec;47(6):852-5.
Treatment of dandruff with 5% tea tree oil shampoo.
Satchell AC, Saurajen A, Bell C, Barnetson RS.

Skin Pharmacol Physiol. 2012;25(3):162-3.
Tea tree oil as a novel antipsoriasis weapon.
Pazyar N, Yaghoobi R.

Arch Dermatol Res. 2011 Jul;303(5):333-8.
Tea tree oil attenuates experimental contact dermatitis.
Wallengren J.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook