O mito de Sansão na queda de cabelos

O mito de Sansão na queda de cabelos
11 de junho de 2012

Atendendo pacientes com queda capilar escuto sempre comentários sobre cabelos volumosos no passado. Imediatamente depois vem a sensação de tristeza e perda que acompanha a rarefação dos cabelos.

Entendo que a autoestima e a autoconfiança se perdem junto com os cabelos. Acontece como ocorreu com Sansão, personagem bíblico, ao ter seus cabelos cortados por Dalila. Sansão, neste momento, perde suas forças e consequentemente é feito prisioneiro pelos filisteus. O mito se Sansão existe em nossa sociedade e pode ser observado nas clínicas de tricologia e dermatologia em qualquer lugar do Brasil, quem sabe do mundo.

Retratei um pouco esta história em meu último livro (Como vencer a queda capilar) da seguinte forma:

“E é aqui que entra a história de Sansão. Homem extremamente forte, teve seus poderes concedidos por um anjo que lhe pediu alguns favores em troca. Para que pudesse manter sua grande força e conduzir os israelitas à Terra Prometida, Sansão não poderia, entre outras coisas, cortar seus longos cabelos.

Em um momento de deslize, Dalila, uma mulher por quem Sansão se apaixonara, descobriu, a pedido dos filisteus, o motivo da força descomunal de Sansão, capaz de vencer exércitos em batalha sozinho. Os cabelos de Sansão eram a sede de tamanho poder e autoconfiança.

Ao primeiro descuido de Sansão, Dalila cortou-lhe os cabelos, deixando-o à mercê do exército dos filisteus. Sansão foi preso e ridicularizado. O homem que tinha a força de um batalhão inteiro, de grande autoestima e confiança, havia sido vencido por ter perdido seus cabelos. Encontrava-se, assim, desprovido das qualidades que o faziam um ser destemido, cheio de energia e vencedor.

Sansão sofreu muito enquanto esteve sem seus cabelos. Foi torturado, maltratado, cegaram-lhe os olhos e o entregaram à zombaria acorrentando- o em ambientes públicos para que o exército dos filisteus pudesse expô-lo como a um troféu.

Até que seus cabelos voltaram a crescer. E, mesmo acorrentado, Sansão gradativamente recuperou sua força ao sentir o vento esvoaçar sua cabeleira. E foi assim que pode cumprir uma última vitória frente aos filisteus, derrubando um templo contra seus inimigos.

Perder cabelos, para muitos, é o mesmo que perder a força. Já ouvi de um paciente que a queda de cabelos era a sua kriptonita, aquele cristal que tirava a força do Super Homem. Aquele paciente me disse que se sentia fragilizado e impotente na medida em que seus fios caiam. Em outras palavras, se sentia sem forças, tal qual Sansão”.

E após citar Sansão em meu último livro, no trecho que foi compilado acima, termino o subcapítulo da seguinte forma:

“Ao escrever este livro tenho duas motivações em especial. Os pacientes que se sentem excluídos, atormentados e enfraquecidos pela queda capilar e aqueles que vejo recuperando suas forças internas e desabrochando novamente após passarem por situações de perda capilar como vitoriosos.

Acredito que é possível melhorar sempre e entendo que um trabalho sério, dedicado e colaborativo entre médico e paciente é um dos grandes segredos dentre tantos que serão apresentados neste livro.
Transformar homens ou mulheres em Sansões é um dos maiores desafios de minha profissão, mas luto insistentemente para que junto com meus pacientes consigamos alcançar estes desejados e ambiciosos objetivos”.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook