Mulheres que emagrecem demais, anorexia e queda de cabelos

Mulheres que emagrecem demais, anorexia e queda de cabelos (discussão sobre os casos da Princesa Kate e da atriz Demi Moore)
1 de novembro de 2011

Recentemente postei aqui um texto que comentava a possibilidade de a princesa Kate Middleton estar anoréxica. Foi um dos textos mais acessados deste blog por pelo menos um mês causando em mim uma grande estranheza por conta do assunto ser apenas um comentário sobre o caso, e não um post que visava orientar pessoas interessadas no assunto, como é e seguirá sendo a proposta deste blog.

Há algumas semanas atrás, em virtude de algumas fotos divulgadas na mídia, acabei recebendo um grande número de mensagens pedindo a minha opinião sobre o rápido emagrecimento da atriz Demi Moore que parece estar passando por um processo de separação e, por conta disso, vive um momento difícil em sua vida. Resolvi pensar se deveria escrever ou não sobre o tema, uma vez que a proposta dos que me sugeriam o post era falar sobre o cabelo da atriz. A ideia desse blog nunca foi comentar sobre a vida de ninguém por seus momentos de dificuldade, seja por estar mais magra ou acima do peso, com o cabelo mais bonito ou mais feio, com fios mais fortes ou mais fracos. Por isso resolvi esperar um pouco antes de decidir se escreveria ou não sobre o assunto.

Então veio a revista Veja dessa semana e uma nova enxurrada de e-mails solicitava que eu escrevesse sobre o possível “aplique” ou “alongamento” que a Princesa Kate parece estar usando, baseado em uma foto que a revista publicou. Ao ler a revista me deparei com a foto e vou afirmar que não tiro conclusão nenhuma sobre a tal da imagem em destaque, uma vez que mais parece uma cicatriz do que qualquer tipo de método de alongamento. Ainda assim, não posso afirmar ou negar que seja alongamento. Assim como não posso afirmar que a imagem que aparece em destaque na foto não foi feita com um desses programas tipo Photoshop.

Independente disso, a ideia que temos que ter em mente é que existem pessoas que emagrecem e outras que engordam com facilidade. Fruto ou não de problemas pessoais relacionados à saúde física ou psíquica. Não é incomum percebermos que situações de grande estresse podem provocar mudanças de peso radicais já que nos comportamos de forma muito pessoal quando enfrentamos situações que nos causam ansiedade ou tensão. Acho que foi isso o que aconteceu com a princesa e com Demi Moore. E realmente espero que seja só isso. Ficaria triste de saber que elas poderiam estar sofrendo com algum transtorno alimentar.

Tanto o ganho quanto a perda de peso excessivos podem causar queda capilar, independente de termos um paciente evoluindo para obesidade mórbida ou anorexia. Basta que nosso peso mude um pouco acima do que costuma variar ao longo de um mês para que as alterações dos cabelos possam se manifestar (escrevi: possam e não venham a se manifestar - nem todo mundo evolui com alteração capilar quando ganha ou perde peso). Ainda assim, casos extremos de mudanças de peso normalmente levam à perda capilar, e a anorexia nos prova isso.

A anorexia é uma doença que exige cuidados e que precisa ser vista com atenção especial já que é uma patologia familiar, e não apenas da(o) paciente que vive o problema. Deve ser respeitada, pois deixa a saúde da(o) paciente muito comprometida e exige um cuidado muito severo e intenso de toda a família e da equipe de saúde que estiver envolvida com o processo de recuperação.

Aos pais que estão lendo este texto e tem dúvidas sobre a gravidade do emagrecimento excessivo da(o) filha(o), chamo a atenção deles não apenas para os cabelos que enfraquecem, caem mais e ficam ralos. Mas para a mudança radical que se processa nos hábitos alimentares da(o) paciente, e no olhar perdido e vazio que muitas(os) delas(es) passam a manifestar.

A ajuda dos pais e da família como um todo pode salvar a vida de um(a) filho(a), irmã(o), parente. E o apoio familiar será sempre essencial para a recuperação da saúde da(o) paciente anoréxica(o).
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook