Leite de soja reduz crescimento dos cabelos e deixa os fios mais finos

Leite de soja reduz crescimento dos cabelos e deixa os fios mais finos
24 de novembro de 2010

Sempre tive minhas restrições a algumas dietas rigorosas ou que acabam sendo restritivas a determinados tipos de alimentos. Acredito que alimentação é opção individual e que cada um tem o dever de saber o que faz com a sua saúde. Comer frituras em excesso, tomar refrigerantes em grandes quantidades e exagerar nos doces são hábitos que reconhecidamente nos fazem mal.

Apesar disso, alguns alimentos tido como saudáveis também podem ter suas implicações negativas para alguns órgãos e tecidos. O leite de soja, muito consumido por pessoas que optam por uma alimentação baseada em vegetais, é um destes alimentos quando o assunto é a saúde capilar.

Um artigo da revista Experimental Dermatology, publicado em 2001, elucida muito bem os efeitos do consumo de leite de soja e seu impacto no crescimento dos cabelos. Segundo o estudo realizado por pesquisadores de New Jersey, nos Estados Unidos, o leite de soja diminui a taxa de crescimento dos cabelos fazendo com que cresçam menos e atrofiem, além de diminuir o diâmetro da raiz do cabelo permitindo que os cabelos fiquem mais finos e fracos. Mais que isso, ainda interferem negativamente na pigmentação dos cabelos.

Quem costuma acreditar que a alimentação não influencia o crescimento dos cabelos, certamente ficará surpreso com esta notícia. Quem acredita que o leite de soja é inerte, certamente também vai se surpreender.

Para finalizar, quem sofre de queda de cabelo, cabelos fracos ou que crescem pouco, deveria avaliar se vale a pena consumir este tipo de alimento.

Referência:
Seiber M, Liu J-C, Babiarz L, Sharlow E, Shapiro S. Soymilk reduces hair growth an the hair follicle dimensions. Exp Dermatol. 2001;10:405-413.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook