Estações do ano realmente interferem na queda capilar?

Estações do ano realmente interferem na queda capilar?
16 de novembro de 2010

A dúvida que dá nome ao título deste post é muito frequente. Há realmente uma época do ano em que os cabelos caem mais?

Um estudo retrospectivo realizado na Suíça pelos pesquisadores Kuns, Seifert e Trüeb avaliou a queixa de sazonalidade da queda capilar em 823 mulheres saudáveis em um período maior que seis anos. Todas passaram por estudo bioquímico de amostras de sangue e por um exame chamado tricograma. Neste exame foi constatado uma certa periodicidade no crescimento e queda de cabelo, manifestado por uma maior proporção de cabelos telógenos ao final do verão. Cabelos telógenos são aqueles que se encontram em situação de iminente queda. Ou seja, esse dado comprova um incremento da perda de fios no outono, como normalmente acaba sendo queixa de muitas mulheres.
Um novo pico de cabelos telógenos acontece na primavera, porém com intensidade mais baixa que a encontrada no final do verão.

Entendo que a queda capilar sazonal existe e que apesar de ainda não ser muito bem elucidada pode ter a ver com alguma mudança no padrão de secreção hormonal relacionado às alterações climáticas de cada estação. Considerando que já se sabe que existem épocas do ano que envolvem realmente um aumento da queda capilar, informações que tragam conclusões sobre as verdadeiras causas destes eventos poderão ser melhor estudadas contribuindo para o diagnóstico e possível tratamento deste problema.

Referências:
Kunz M, Seifert B, Trüeb RM. Seasonality of Hair Shedding in Healthy Women Complaining of Hair Loss. Dermatology 2009;219:105-110
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook