É dos carecas que elas gostam mais?

É dos carecas que elas gostam mais?
2 de setembro de 2012

A afirmação “é dos carecas que elas gostam mais”, verso da marchinha de carnaval Nós os Carecas de composição de Arlindo Marques Júnior e Roberto Roberti, é motivo de muita discussão e muita matéria na mídia.

O debate sobre o tema com mulheres e com as esposas de meus pacientes me leva a acreditar que os autores dos poucos versos que formam essa música escrita em 1942 estão errados. Quem sabe certos para a época, mas errados para os dias atuais.

Que existem mulheres que preferem homens carecas, isso é fato. Mas crer que isso seja a maioria delas, me parece ser um erro.

Mulheres comentam que existem homens que ficam mais bonitos calvos, ou que ficam charmosos. Que a calvície pode dar um certo ar de sabedoria, experiência. Também comentam que em certos casos a calvície envelhece a imagem masculina.

É interessante perceber que muitas mulheres acompanham seus maridos em consulta e, pelo menos no discurso deles, não são eles mesmos os preocupados com a queda de cabelos, mas sim elas, suas esposas. Se trata-se de uma verdade absoluta eu não sei, mas na consulta essas mulheres realmente agem como se fossem elas as mais incomodadas com o problema.

Assim como a mídia apresenta a ideia de um corpo perfeito desejado, porém inatingível para a maioria das pessoas, também estimula a ideia de que a beleza é cabeluda. Raros são os homens e modelos calvos que encontramos em revistas ou editoriais de moda. Se formos para a mídia televisiva, é um fato observar que há uma vasta maioria de homens cabeludos nos papéis principais de filmes e novelas.

A discussão em torno do assunto é ampla demais e, apesar da estética, a realidade é que preferimos as pessoas que nos completam e/ou estimulam o que há de melhor em nós. Se são calvas ou não, isso não tem diferença nenhuma.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook