CIRURGIA BARIÁTRICA E QUEDA DE CABELO.

Cirurgia bariátrica (cirurgia da obesidade) e queda de cabelo


Durante os anos de 2005 a 2008, estive junto com os profissionais de cirurgia da Obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo como médico pesquisador. Sob a supervisão do Dr. Arthur Belarmino Garrido e com a ajuda da equipe de psicologia do serviço, em especial da psicóloga e professora Marlene Monteiro, me deparei com um conjunto vasto de situações que me chamaram muito a atenção.

Em primeiro lugar, percebi que as técnicas de cirurgia que tornam mais difíceis a digestão e a absorção de alguns alimentos, por conta de uma menor capacidade de ingestão alimentar por parte dos pacientes, acabavam sempre causando perda de cabelos.

Que fique claro algo importante: nem todos os pacientes que fazem a cirurgia tem queda de cabelos após o procedimento, mas uma boa porcentagem, eu diria que em torno de 70% deles, acabam desenvolvendo este quadro.

Nesse período pude fazer estudos com pacientes que tinham feito a cirurgia há mais de dois anos e, em muitos casos, por conta do perfil alimentar desses pacientes, a queda de cabelo continuava presente.

Os pacientes mais problemáticos são aqueles que não seguem as orientações da equipe de cirurgia após o procedimento. Como os pacientes passam a ter um processo de má absorção de nutrientes de forma crônica, é natural que precisem de suplementos nutricionais, vitamínicos e minerais para a manutenção da saúde. Esta suplementação era frequentemente abandonada pelos mesmos, favorecendo complicações a médio e longo prazo, inclusive no que diz respeito às questões capilares.

Tive também a oportunidade de avaliar o uso de determinados aminoácidos e do laser de baixa potência em muitos casos de queda capilar de pacientes bariátricos. Os resultados foram muito interessantes, trazendo benefícios importantes em qualidade e quantidade de cabelos.

Os estudos que fizemos com os pacientes de cirurgia da obesidade no HC-FMUSP foram pioneiros no Brasil e pude apresentar muitos deles em eventos como o RADLA (Reunião Anual de Dermatologistas Latino-americanos), IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders), Conferência Anual da International Association of Trichologists, 6th World Hair Research Congress, European Hair Research Congress e no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Apesar de não participar mais como pesquisador nessa área, ainda hoje posso aplicar na prática de meu consultório muitas das orientações que foram efetivas para a recuperação dos cabelos de pacientes bariátricos que constatei naquela época. Isso me ajuda muito nos cuidados com os meus pacientes que passaram pela cirurgia e chegam a mim com problemas de perda de cabelos.

SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook