Benefícios da massagem para a queda de cabelos

Benefícios da massagem para a queda de cabelos
20 de junho de 2012

Pode parecer que como médico alopata, e por gostar de praticar a medicina dentro dos moldes da ciência, que eu não seja favorável a alguns tipos de métodos complementares no tratamento da queda capilar.

Mas, ao longo dos anos, fui me permitindo aprender mais sobre estes métodos e entendi que eles podem ter um papel importante como coadjuvantes no tratamento médico clássico ou, em casos mais leves, até mesmo serem suficientes para o bom cuidado com os pacientes que perdem cabelos.

Estava fazendo uma de minhas pesquisas sobre o uso da massagem na queda capilar e fui parar no site do Pacific College of Oriental Medicine. Acabei encontrando um ótimo texto sobre os benefícios da massagem na queda de cabelos. O texto apresenta referências sobre um artigo publicado na revista Archives of Dermatology, em 1998, que investigou o uso da aromaterapia no tratamento da alopecia areata. Fora os dados deste trabalho, o texto também tem argumentos com os quais eu concordo e que gostaria de dividir com vocês.

Algumas informações parecem já ser muito conhecidas daqueles que estão sempre buscando novidades sobre queda de cabelos, mas vale a pena ler novamente. Quem quiser ler o texto na íntegra segue o link para acessá-lo: http://www.pacificcollege.edu/acupuncture-massage-news/articles/1000-the-benefits-of-scalp-massage-for-hair-loss.html

- A massagem provoca atrito e pressão na área acometida. Isto aumenta a circulação no local por provocar maior aporte de oxigênio e nutrientes. O aumento do fluxo sanguíneo melhorará a saúde do couro cabeludo como um todo, o que inclui os folículos. Promoverá relaxamento, principalmente se for feito por um profissional habilitado.

- O relaxamento promoverá a redução da produção e secreção dos hormônios do estresse pelas glândulas endócrinas. Essa situação favorece a melhor saúde das raízes dos cabelos que são muito sensíveis a esses hormônios.

- Alguns óleos essenciais que podem ser utilizados na massagem colaboram com a redução da caspa, de dermatites e estimulam os tecidos, entre eles: lavanda, cedro, jojoba, rosemary e semente de uvas.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook