Alopecia de tração - um tipo de perda capilar frequente em mulheres

Alopecia de tração - um tipo de perda capilar frequente em mulheres
12 de  maio de 2012

Um tipo frequente de perda de cabelos que acomete mulheres é a alopecia de tração. Esta alopecia se dá pelo uso frequente, e por períodos de tempo prolongados, de qualquer tipo de artefato para manter os cabelos presos. Desde as mais simples presilhas, passando por elásticos, tiaras (arcos) e piranhas, tudo que mantém o cabelo preso por tempo prolongado ao longo do dia, e que acaba sendo utilizado por meses ou anos, pode causar a alopecia de tração.

A ideia de aparecimento da alopecia de tração é simples, a tração continuada promove uma inflamação ao redor do folículo piloso. Esta inflamação de forma persistente estimula um processo de fibrose (formação de tecido cicatricial) na região perifolicular. Uma vez que esta inflamação continua sendo promovida, em um determinado momento, o tecido fibrótico (a cicatriz em si) substitui o folículo e naquele ponto o cabelo normalmente não nasce mais.

Para quem gosta ou precisa manter os cabelos presos a dica é sempre evitar tração exagerada no ato de prender. Se acreditar que os fios de cabelo ainda não estão muito bem presos ou ajeitados tenha em mãos um gel, mousse ou spray fixador e dê aos fios o acabamento que eles precisam. Evitando a tração excessiva o cabelo pode ser mantido preso e sem risco de danos aos folículos pilosos.

Uma atenção especial deve ser dada àquelas mulheres que tem os cabelos mais crespos e que utilizam tranças para manter os fios presos. As tranças também podem causar o problema.

Uma outra informação importante é que a alopecia de tração acomete mais comumente áreas de transição entre o couro cabeludo e a pele. Logo, a região mais acometida está entre o couro cabeludo e o rosto, área que começa na região acima das orelhas, percorre toda a transição entre couro cabeludo e pele da testa até a orelha do outro lado do rosto. Mulheres com rarefação nesta área e que trabalham ou passam longos períodos com cabelos presos devem considerar a possibilidade de estarem desenvolvendo uma alopecia de tração e procurar um médico.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook