Alopecia areata também afeta as unhas

Alopecia areata também afeta as unhas
19 de março de 2012

A alopecia areata (AA) é uma manifestação que chama atenção pelo acometimento de pelos e cabelos. Normalmente causando perda capilar pela interrupção do crescimento dos fios, porém preservando a integridade anatômica dos folículos (não são destruídos). Estresse, genética e autoimunidade são os pontos de destaque das causas da alopecia areata.

Apesar da maior preocupação dada aos cabelos quando se atende um paciente com alopecia areata, a presença de lesões ungueais chega a ser frequente nos portadores do problema. Dados estatísticos mostram uma possibilidade de ocorrência de problemas ungueais em torno de 10 a 66% dos casos. Normalmente a gravidade do quadro ungueal é proporcional à gravidade do quadro capilar.

São manifestações ungueais encontradas em portadores de AA:
Onicorrexe (sulcos longitudinais e paralelos)
Traquioníquia (rugosidade da superfície ungueal)
Pits ou pitting (depressões pontuais na superfície ungueal), quando a região próxima à matriz da unha é afetada.

O acometimento das porções distais (próximas ao bordo livre da unha) e de porções proximais (próximas à matriz da unha) podem favorecer o afinamento da lâmina ungueal, fazendo com que a unha fique fraca como um todo.

O quadro ungueal deve ser bem estudado, pois pode preceder a alopecia areata ou estar associado a outras doenças de pele que também causam problemas nas unhas.
O sucesso no tratamento da alopecia areata traz uma consequente melhora do quadro ungueal, sem que haja necessidade de tratamento específico para as unhas. Há casos, no entanto, que necessitam de uma abordagem mais incisiva do médico, que poderá prescrever medicamentos por via oral ou até mesmo para serem injetados na própria região de matriz ungueal na tentativa de recuperação da saúde da unha.

Referências:
Brana R, Nakamira R. Doenças da Unha - Do Diagnóstico ao tratamento. Elsevier. Rio de Janeiro. 2011.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook