A calvície no trabalho do artista plástico Fang Lijun

A calvície no trabalho do artista plástico Fang Lijun
14 de junho de 2012

Fang Lijun é um artista chinês cujas obras são vendidas por valores milionários. Com quase 50 anos, Lijun retrata especialmente homens sem cabelos, totalmente calvos, em suas obras.

Para escrever este post fiz uma pesquisa sobre o que se tem registrado sobre este artista de grande reconhecimento mundial, e entendi que parte do que é mostrado por Lijun em sua arte vem de um certo pragmatismo em relação ao sistema político chinês que, apesar de ser comunista, utiliza fundamentos capitalistas para a manutenção de seu posicionamento político e econômico dentro do cenário mundial. Por estes motivos, a arte de Fang Lijun é considerada parte de um movimento chamado de “realismo cínico”.

Chama a atenção no trabalho de Lijun a questão da ausência total de cabelos. Assim como também é notável em grande parte do seu trabalho uma variedade de expressões faciais que parecem brincar com o observador.

Percebe-se também que a opção de Lijun por manifestar a calvície total em seus personagens não tem limites de idade, assim como não parece ter para o sexo, uma vez que crianças e personagens femininos também são retratados sem cabelos.

Creio eu que Fang Lijun seja o artista que mais deu destaque à calvície até os dias atuais. Se eu estiver errado, provavelmente postarei aqui uma correção e novos posts sobre quem são os demais artistas que também retratam a falta de cabelos em suas obras.

Conheça as obras do artista: http://www.artrealization.com/contemporary_chinese_art/artists/fang_lijun/fang_lijun.htm
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook