Exames utilizados em tricologia para avaliação das quedas capilares


Exames utilizados em tricologia para avaliação das quedas capilares
8 de fevereiro de 2011

Este texto está no site de nossa clínica e fala brevemente dos exames utilizados para o diagnóstico da queda capilar. Como me solicitaram que escrevesse sobre exames neste blog resolvi publicá-lo aqui:

EXAMES PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS CAPILARES

Tricograma: Exame que quantifica a porcentagem de cabelos que está crescendo e a que está em fase de queda. Assim conseguimos definir a intensidade da queda capilar de nossos pacientes e ter confirmação do diagnóstico.
Videodermatoscopia: Exame que permite avaliar a qualidade do couro cabeludo e cabelos, assim como a quantidade de cabelos do paciente. Com este exame, além de um diagnóstico preciso sobre as doenças dos cabelos e couro cabeludo, realizamos o acompanhamento da evolução do tratamento no que diz respeito à melhora conquistada.
Trichoscan: É um equipamento que facilita muito o trabalho do médico e o entendimento de todo o processo que envolve desde o diagnóstico da queda capilar até o acompanhamento do tratamento do paciente.
Desenvolvido na Alemanha, o sistema Trichoscan avalia fotos tiradas dos cabelos e couro cabeludo dos pacientes para a averiguação de suas quedas de cabelo.
Seu software é capaz de gerar informações sobre o percentual de cabelos em crescimento ou que deverão cair na área fotografada. Mede também a espessura e a densidade de fios na área onde a imagem foi obtida.
Com todas estas informações, podemos dizer que o equipamento colabora imensamente com o fechamento diagnóstico dos problemas capilares quando somado às informações obtidas através do exame físico e história clínica do paciente.
Na medida em que o paciente segue o tratamento, o sistema Trichoscan mede se a quantidade de cabelos em crescimento se encontra maior em relação aos cabelos que estão prontos para cair, comparando com dados obtidos no início do tratamento. Informará ainda se houve aumento do número de fios em crescimento na área em questão (densidade capilar), assim como se houve espessamento de fios que antes se mostravam mais finos.
Fototricograma: Exame que ajuda no diagnóstico das quedas capilares, na definição da gravidade do problema e na avaliação do crescimento dos cabelos.
Biópsia do couro cabeludo: Exame que ajuda a definir as doenças do couro cabeludo que levam ou não à perda capilar. Com este exame identificamos a grande maioria dos problemas capilares de diagnóstico mais difícil, ou que não foram possíveis de ser diagnosticados pelos exames anteriores.
Mineralografia: Exame que surge com a proposta de colaborar no diagnóstico de problemas capilares por qualquer tipo de intoxicação por metais pesados que cause desequilíbrio de minerais no organismo. Este exame pode ser utilizado como peça chave para o diagnóstico de problemas capilares ou como um colaborador na elaboração de um tratamento mais efetivo, que misture a medicina tradicional com os outros tipos de tratamentos que visam corrigir a presença de metais pesados no corpo.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook