Atividade física ao ar livre e os cuidados com os cabelos

Atividade física ao ar livre e os cuidados com os cabelos
 
21 de dezembro de 2012


Atualmente a prática de atividades físicas ao ar livre exige não apenas uma boa orientação por parte de um educador físico competente, mas também cuidados que extrapolam os limites de músculos, ossos, tendões e articulações.
Proteger a pele já faz parte da rotina de muitos e é quase impossível pensar em sair para correr ou pedalar durante o dia sem estar usando um filtro solar resistente ao suor. Vale lembrar ainda que o atleta cuidadoso é aquele que usa este tipo de produto mesmo que o céu esteja nublado, além de reaplicar seu protetor solar a cada duas horas, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cabelos também sofrem com sol, vento, poeira e poluição. Se foram tratados com químicas como tinturas e técnicas de alisamento ou permanente sofrem mais ainda.
Para evitar danos aos fios é sempre importante mantê-los higienizados e hidratados. Bons xampus e condicionadores favorecem a saúde dos cabelos nestes quesitos e são os cuidados mais simples que os atletas deveriam ter quanto aos seus cabelos.
Pelo fato do sol causar danos nas proteínas capilares, quem quer ser ainda mais cuidadoso com os fios não deverá abrir mão do boné. Já existem inclusive aqueles cujo tecido tem incorporado a sua estrutura componentes de filtros solares. Bonés protegem os cabelos das agressões solares, assim como os produtos do tipo sem enxague (leave-in), que podem ter agentes protetores de radiações ultravioletas em sua composição.
A dica do boné vale também para calvos e pessoas com pouco cabelo que podem sofrer danos de radiações solares na pele do couro cabeludo. Além da dor da queimadura solar, estas radiações a longo prazo costumam ser perigosas e cancerígenas.
Ainda sobre os bonés, por conta do suor, vale a pena lavá-los ou trocá-los com certa frequência para que não fiquem repletos de micro-organismos que podem prejudicar a pele do couro cabeludo ou favorecer infecções capilares.
Máscaras hidratantes deverão ser aplicadas semanalmente nos cabelos de quem faz exercício ao ar livre. Os silicones reparadores de pontas devem fazer parte do ritual de quem usa cabelos mais longos e que já apresentam quebrabilidade capilar.
Para finalizar, há no mercado uma série de produtos que quando aplicados nos cabelos repelem a poeira ou poluição que comumente aderem aos fios deixando-os mais fracos e sem qualidade. Além de manter a saúde dos cabelos estes produtos agem como excelentes hidratantes.
SHARE

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários Blogger
    Comentarios Facebook